sexta-feira, 21 de março de 2008

Liga D'Honra: 9ª Jornada

Tivemos o regresso às vitórias do Gaiathynaikos na Liga d'Honra, após 3 derrotas consecutivas. A equipa começou o jogo melhor e nos primeiros minutos conseguiu ter mais bola que o Celta e criar os primeiros lances de perigo. Num canto nosso e depois de uma bola no poste, acabámos por ter a felicidade de um jogador do Celta introduzir a bola na própria baliza, o que nos deu a vantagem no jogo. Depois do golo, continuamos a conseguir controlar o jogo até meio da 1ª parte, mas aí começámos a baixar as linhas e a dar aos Celtas a hipótese de terem mais bola e de começarem a subir no terreno. Mantivemo-nos coesos a defender e conseguimos travar alguns lances mais perigosos perto do intervalo, o que nos valeu a ida para o descanso na frente pela vantagem mínima.
Ao intervalo, falámos e corrigimos o que havia a corrigir, nomeadamente um grande pendor ofensivo da equipa, que estava a defender em linhas demasiadamente subidas. Descemos um pouco no terreno e cortámos linhas de passe ao Celta de Gaia. Para além disso tivemos a sorte de marcar cedo na 2ª parte, com um belo remate colocado do Canastro, que já tinha ameaçado em mais 2 remates na 1ª parte. 2-0 e outra tranquilidade, que ia sendo abalada de vez em quando pelas iniciativas perigosas do ataque do Celta, principalmente pelo Mytra e pelo novo reforço, que mostrou ter bom toque de bola e facilidade de remate.
Depois deu-se um dos momentos decisivos do jogo. Jogada de ataque para o Celta com remate à meia volta colocado que eu consegui defender para canto com as pontas dos dedos e na sequência desse canto, contra-ataque mortífero do Gaiathynaikos, que acabou por resultar no 3-0, marcado pelo Olhinhos. A jogar com uma boa vantagem, estava na hora de sabermos manter a calma a defender e fechar (ainda mais) os caminhos da baliza. A 5minutos do fim, num dos poucos erros que cometemos na defesa, acabou por surgir o 3-1. Primeiro remate que defendi, a bola sobra para a nossa defesa, mas uma tentativa de sair a jogar em zona perigosa deixa a bola à mercê do Celta mesmo na entrada da área. Depois, o Celta arriscou, mas nós mantivemos a calma e conseguimos fazer o 4-1 numa grande jogada de contra-ataque ao primeiro toque a aproveitar um lance de recuperação de bola. Estava feito o resultado do jogo e até final o jogo esteve mais partido, mas sem golos.
Penso que foi uma vitória inteiramente justa por parte do Gaiathynaikos. O Celta ressentiu-se da ausência de dois esteios na frente (Paulinho e Helder Sousa) e nunca conseguiu assentar um jogo sólido. Fizemos uma boa exibição colectiva, num jogo em que não posso destacar nenhum jogador, pois nenhum se destacou extraordinariamente, mas todos jogaram em bloco e onde se destacou o espirito de entreajuda. E ganham-se muito mais jogos com o colectivo do que com as individualidades.
Quanto aos árbitros penso que fizeram um bom trabalho. O jogo também não foi muito dificil de arbitrar e durante todo o jogo apenas posso apontar um erro na não marcação de uma falta. No entanto é um erro como tantos que acontecem e que não alterou em nada a verdade desportiva do jogo. Um abraço para o Pedro, Peres e Pitta e um beijinho para a Joana.
Grande abraço à malta do Celta (não vou especificar senão tinha que escrever muitos nomes), ao Manuel e a todos os que foram ver o jogo. Um agradecimento muito especial ao Helder dos Congo.

Sem comentários: