sábado, 20 de dezembro de 2008

Boas Festas!!!

Mini-Liga (10ª Jornada): Gaiathynaikos vs Gaia United

Depois do mau resultado da semana passada, no jogo contra os Jota04, sabíamos que tinhamos 3 jogos dificílimos pela frente (Gaia United, Portus87 e CFC) e que tinhamos que procurar surpreender alguma(s) dessas equipas, se quisessemos atingir a 2ª fase num lugar da Gold.
Ontem recebemos um Gaia United que já tínhamos visto jogar várias vezes este ano e estávamos cientes de que podíamos desenhar muitas tácticas, porque nenhuma serviria especialmente para o jogo, porque o Gaia United é uma equipa que se adapta muito bem às várias situações de jogo (coisa que ontem, felizmente para nós, nem sempre aconteceu). Aquilo em que tínhamos que igualar e até ultrapassar o GU (e não é nada fácil, eles são gigantescos nesse capítulo) era em querer, em garra e em alma. E apesar de sabermos que ontem a malta do Gaia United tinha um jantar de natal, a verdade é que não podíamos entrar em campo para "dar prendas".
E ontem não podíamos ter começado pior. Aos 20segundos, uma perda de bola em frente à baliza, permitiu ao Gaia United inaugurar de pronto o marcador. Ao contrário de outros jogos, não entrámos em colapso nem nos enervámos especialmente estando a perder 0-1, aguentámos a pressão inicial do GU (penso que foi o melhor período deles) e, depois de 5minutos a jogar mais "encostados às cordas" do que a pensar em grandes ataques, conseguimos soltar-nos... Aos poucos fomos subindo no terreno e ganhando confiança até que o Canastro, o homem do jogo ontem, apareceu a igualar o jogo num remate de pé esquerdo, que saiu enrolado e se tornou num daqueles remates muito traiçoeiros e que deixam qualquer GR sem grande reacção.
Com 1-1 no resultado e a chegar muitas vezes perto da baliza do Gaia United (o Sérgio ainda teve que fazer bastantes defesas), voltou a aparecer o Canastro, na sequência de um canto, na entrada da área, a rematar de pé esquerdo... e desta vez acertou em cheio na bola, que só parou nas redes da baliza. Estávamos na frente, com a 1ª parte a meio, e não podíamos ter continuado melhor, com o 3-1 a aparecer pouquíssimo tempo depois, em mais um canto, com os jogadores do Gaia United a seguirem o Leandro, que fugia para o mesmo sítio de onde o Canastro tinha feito golo, deixando assim o Rui completamente só no interior da área, com este a finalizar de cabeça.
A perder por 2 golos o GU subiu no campo, cresceu e voltou a encostar-nos mais atrás... Mas acabaram por chegar ao 3-2 em contra-ataque. Lançamento mal executado por nós bem lá na frente e o Sérgio a recolher a bola e a lançar o Ruca, que cara a cara comigo colocou a bola no ângulo superior esquerdo e reduziu a diferença.
Mas nós havíamos mesmo de chegar ao intervalo a vencer por 2 de diferença, num livre "à Leandro" como já começam a ficar conhecidos. Enquanto se ia mantendo uma discussão no interior da área e na formação da barreira, o nosso 10 esteve sempre concentradíssimo, olhos na baliza... E assim que o árbitro deu ordem para atirar, o Leandro disparou um dos seus mísseis, com a bola a ir direitinha para dentro da baliza.
Com 4-2 ao intervalo, era altura de tentarmos acalmar o jogo, até porque sabíamos bem o perigo que o Gaia United podia causar e sabíamos que, apesar de já terem lugar assegurado na Gold, querem lá chegar numa posição que lhes permita ter uma palavra a dizer. E o Gaia United voltou a entrar melhor do que nós, fazendo o 4-3 pouco depois do início da 2ª parte.
E o 2º tempo foi diferente do 1º. O Gaia jogou mais no nosso meio-campo, tentou furar, com passes no meio, nas linhas, remates de longe, mas nós estivemos sempre muito unidos, a jogar em bloco e a servir de barreira a todas as tentativas do GU. E para a nossa forma de jogar, nada melhor do que uma equipa balanceada e a deixar algum espaço para nós contra-atacarmos. É verdade que já tivemos essa hipótese noutros jogos da ML, mas nem sempre tivemos frescura física para jogar assim.. Mas ontem até a resistência ajudou.
Numa bola recuperada a meio campo o Canastro voltou a fazer das suas e rematou de onde ninguém contava, com a bola a entrar rasteira junto ao poste. E se a perder por 1 o Gaia United estava a subir bastante, a perder por 2, tentaram mesmo o tudo por tudo e foi com a equipa adversária balanceada no ataque que marcamos o 6º e último golo, num passe do Canastro para o Pedro Soares, que só com o Sérgio pela frente conseguiu fechar a contagem do Gaiathynaikos e do jogo.
Interessa referir e focar que foi um bom jogo, muito rápido e com oportunidades constantes. Parabéns ao Gaia United porque nunca deram o jogo por perdido e desejos de continuação de uma grande época como a que estão a realizar até aqui. Parabéns à minha equipa também pelo grande jogo que fizemos, sempre unidos e sempre cientes de que tinhamos que ser práticos.
Carlos Rodrigues

A estrela de Natal


Cá está ele!! O nosso herói, que com o seu fabuloso pé esquerdo (e ele está ali, em destaque, na foto) ajudou o Gaiathynaikos a CONQUISTAR (é mesmo a palavra adequada pra isto) 3 pontos importantíssimos na corrida à Gold, num jogo muito difícil, contra a grande equipa que é o Gaia United, que vem fazendo uma época repleta de bons resultados, depois uma reestruturação de equipa que tem dado frutos.
Assim, sendo, depois de um jogo em que fez um fantástico hattrick e ainda teve tempo para uma bela assistência (também ela de pé esquerdo), pedimos ao presidente da República, ao povo de Guimarães, à UNESCO (sim,pq esta estátua é património da Humanidade) que permitisse trocar a cabeça a D. Afonso Henriques, passando agora a contar com a cabeça do herói, do único, do incomparável... D. Ricardo Canastro I !!!

Salvé homem-golo!!!

Ps: como diria o Pivo, se estivesse presente, "tu és um Campiãum!"

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

domingo, 14 de dezembro de 2008

Mini-Liga (9ª Jornada): J04 vs Gaiathynaikos

Já sabiamos de antemão que iamos encontrar uma equipa com bons valores individuais, cuja principal falha se vinha a revelar no que ao colectivo diz respeito. Para azar nosso, o colectivo apareceu coeso e muito motivado para este jogo contra o Gaiathynaikos.
Da nossa parte, cometemos falhas atrás de falhas. Demos uma parte de avanço. Chegar ao intervalo a perder 4-1 ditou praticamente o desfecho. Com o jogo em 2-1 falhamos um golo "feito". Permitimos vezes sem conta tabelas e bolas nas costas. Não fomos rápidos nas movimentações, nem defensivas, nem atacantes. E os Jota iam aproveitando pra esplanar o seu bom futsal e ir fazendo crescer a vantagem.
Ao intervalo falámos, decidimos que já não havia nada mais a perder, tinhamos que ir pra cima e arriscar... e foi aí que crescemos no jogo. Obrigámos o adversário a chutar muitas bolas pra fora, mas também nos expusemos aos contra-ataque do adversário. Chegámos relativamente cedo ao 4-2, mas depois voltámos a falhar alguns lances de golo fácil, com a vertente psicológica a jogar contra nós. Quando as coisas não estão a sair bem, torna-se ainda mais dificil ir buscar forças.
Era um jogo importante tendo em vista a qualificação para a Gold e falhamos... Fizemos um bom forcing na 2ª parte, mas estamos a passar uma fase complicada no plano físico. Dos 7 que compareceram ao jogo, temos o Pedro Soares a recuperar de lesão, o Dário que está a trabalhar à noite e já não jogava à bastante tempo e o Leandro que teve jogo do torneio da faculdade de tarde e apareceu visivelmente cansado.
Agora faltam-nos 3 jogos, nos quais temos que dar tudo por tudo para conquistar os pontos que não conseguimos conquistar nesta jornada.
Parabéns aos Jota04 pela bela exibição colectiva que fizeram, tanto na hora de atacar como, principalmente, na hora de defender em bloco.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Mini-Liga (8ª Jornada): Gaiathynaikos vs RD Congo

Quanto ao jogo terminou com um empate a 1 golo, mas se tivesse acabado com 3-3 ou 4-4 não seria espanto nenhum, porque ambas as equipas criaram oportunidades para poderem fazer mais do que 1 golo.
Jogo com duas partes distintas. Uma 1ª parte muito boa da nossa parte, em que conseguimos atar completamente a movimentação dos Congo e tivemos ainda capacidade para marcar o 1-0, tendo ainda criado oportunidades que poderiam ter resultado em mais golos. Lembro-me de duas defesas muito boas e consecutivas do Fonseca, uma delas no chão e à queima roupa e lembro-me também da grande jogada do Duarte, que culminou com um forte remate ao poste... ambos os lances quando já estávamos a ganhar e que poderiam ter aumentado o score.
Na 2ª parte o domínio mudou de lado. O intervalo fez-nos mal e fez bem aos Congo. Depois de uma 1ª parte muito apagada voltaram para o 2º tempo com mais atitude, mais pressionantes e isso valeu-lhes o domínio. Um domínio, em alguns momentos, algo atabalhoado, mas que nos deixou em sentido durante 12/15minutos da 2ª parte.
O golo do empate apareceu logo aos 3minutos da 2ª parte e depois disso os Congo tiveram algumas oportunidades em que até podiam ter passado para a frente, acabando por ser essa a fase em que tive mais trabalho.
Depois desta fase de domínio a que fomos submetidos pedimos o nosso desconto a 8minutos do fim e penso que aí o jogo voltou a ficar mais equilibrado. Conseguimos trocar mais a bola e começámos a aproveitar espaços nas costas da defesa do Congo, que estavam a subir muito no campo, para lançar contra-ataques.
A 4minutos do fim foi a vez dos Congoleses pedirem o seu desconto e, nesses últimos minutos, assistiu-se a uma fase completamente louca do jogo. Deixaram-se as estratégias e as tácticas de lado e as duas equipas foram em busca dos 3 pontos. Muito ataque-contra ataque, bola de um lado e de outro a grande velocidade, toda a gente a dar tudo por tudo para chegar à vitória. Acabámos por ser nós a ter a melhor situação de golo, já a uns 30segundos do fim, com um canto em que o Rui aparece sozinho ao 2º poste para tentar desviar o centro-remate (muito forte) do Pedro Soares, mas apenas conseguiu desviar a bola para o poste da baliza onde o Fonseca nada poderia fazer...
Acabou por ser o último lance de perigo num jogo que ainda teve muitas ocasiões de perigo junto das duas balizas, mas em que as defesas (e os postes) se superiorizaram aos atacantes.
De qualquer das formas se há jogos em que se faz justiça no resultado final este foi um deles. Penso que o empate é mesmo o resultado que melhor se ajusta àquilo que ambas as equipas fizeram e deram dentro de campo. Gaiathynaikos dono da 1ª parte, Congo dono da 2ª parte e uns 4minutos finais de doidos, com toda a gente a querer resolver o jogo de qualquer forma. Se nessa fase o jogo tivesse pendido para qualquer dos lados seria sempre uma pena demasiado pesada para a outra equipa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mini-Liga: Rescaldo da 6ª Jornada

Resultados e Classificação:


Próxima Jornada:

domingo, 9 de novembro de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs S.Caetano


Fizemos um jogo péssimo na Sexta-feira...

Estavamos cansados, é certo, devido ao jogo intenso que tivemos para a Mini-Liga no dia anterior, mas não pode ser desculpa para tanta diferença no marcador... Quando estamos cansados, ou em número reduzido, temos de mudar a maneira de jogar (como bem fizemos com Os Independentes e Congo), mas nós não fizemos isso na Sexta e o resultado está à vista...

Resta-me apenas referir que não quero tirar mérito algum ao S. Caetano que fez um belo jogo, aproveitando bem as nossas falhas e incapacidades... São também pessoal cinco estrelas, com quem esperamos ter mais jogos...

Grande abraço ao pessoal do S. Caetano!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mini-Liga (5ª Jornada): Juventude Unida vs Gaiathynaikos

Regressámos às vitórias na Mini-Liga depois da derrota no último jogo contra o Inter Coimbrões. Não foi um jogo tecnicamente muito bonito. Em alguns momentos o coração falou mais e mais alto do que a cabeça e penso que acabámos por ganhar o jogo nos últimos minutos da 1ª parte, quando ambas as equipas estavam com 5 faltas e acabou por ser a Juve a dar-nos a hipótese de ter 2 livres de 10metros, que o Leandro não falhou.

O Leandro que, aliás, foi o homem golo de hoje, ao apontar os primeiros 4 golos do Gaiathynaikos.

O jogo começou algo lento de parte a parte, mas com o passar dos minutos a Juventude cresceu e conseguiu enliar-nos numa teia da qual estávamos a ter alguma dificuldade em sair, apesar de até termos espaços para o contra-ataque de que tanto gostamos... Os contra ataques não saíam, o passe não estava a sair tão bem, mas por volta dos 8minutos o Leandro arrancou um excelente pontapé de meia distância para fazer o 0-1...

Depois do golo a Juventude não se atemorizou e continuou a jogar melhor que nós. Fizeram o 1-1 numa desatenção da defesa na sequência de um canto... e pouco depois fizeram o 2-1. Estava dada a reviravolta apenas 5 minutos depois de nos termos colocado em vantagem. Pedimos o nosso desconto, falámos, tentámos corrigir alguns erros no imediato e principalmente tentámos parar o jogo para respirarmos e nos concentrarmos mais no que estávamos a fazer. E foi nos últimos minutos da 1ª parte que residiu a resolução de grande parte do jogo. Primeiro tivemos um penalty a nosso favor, com o Leandro a converter e a fazer o 2-2. Depois, com as duas equipas a já terem atingido as 5 faltas, um jogador da JU faz uma falta no nosso meio campo defensivo, que nos leva para a marca dos 10 metros, com o Leandro a converter e a fazer o 3-2. E já em cima do intervalo eu defendo um remate da Juventude, vejo o Sá adiantado e tento marcar um golo de baliza a baliza, com o Sá a defender com as mãos enquanto recuava, mas a contactar a bola ainda fora da área. Novo livre de 10 metros e novamente o Leandro a marcar. 4-2 para o Gaiathynaikos e 4º golo na conta pessoal do nº 10 grego!

Assim se chegou ao intervalo e a 2ª parte teve um jogo muito mais encaixado, muito por culpa da nossa melhoria posicional. A ganhar soubemos encaixar no jogo da Juventude, não dar muitos espaços e defender bem. Os remates mais perigoso da Juventude Unida acabaram por ser de longe. Apesar disso, os JU tinham muita posse de bola e iam rodando a bola em busca de espaços na nossa defesa, mas as coisas também não lhes estavam a sair bem em certos momentos, o que ia causando algumas perdas de bola.
Nós iamos tentando explorar espaços nas costas do adversário e iamos tentando chegar ao golo da tranquilidade em contra-ataque. E foi sensivelmente a 7/8 minutos do fim que, numa bela jogada rápida de triangulação acabámos por chegar ao 2-5, com o Rui a encostar ao 2º poste um passe do Canastro...
Até final a Juventude continuou em busca de mais golos e nós sempre atentos ao contra-ataque. Acabámos por jogar 2minutos com um elemento a mais, mas optámos por trabalhar mais na circulação de bola do que na procura de mais um golo.

O jogo acabou pouco depois com este resultado de 2-5. Nem sempre a justiça existe no futebol. Creio que em vários momentos do jogo a JU jogou melhor que nós, mas depois de estarmos na frente nós soubemos jogar bem, soubemos aproveitar algum desnorte da Juventude, proveniente de ver o tempo passar sem conseguir encurtar a distância, ainda por cima em algumas fases o último passe teimava em não lhes sair. No entanto, a justiça divina no futsal também é feita pelos golos e pelo aproveitamento e nesse aspecto nós estivemos bem e daí que o resultado tenha sido este...

Entre a Juventude Unida e o Gaiathynaikos há já um vasto historial de amizade, no fim todos nos cumprimentámos, todos falámos e todos pedimos desculpa por uma ou outra falta mais dura e por um ou outro protesto com os árbitros.

Grande abraço ao pessoal da Juventude Unida e aos árbitros deste jogo!


Força Gaiathynaikos!!!

domingo, 2 de novembro de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs RD Congo

O jogo foi bastante intenso! Nós aparecemos apenas com 5 elementos e sem o Carlos na baliza (estivemos 6 a partir de meio do jogo). Já o Congo apareceu em peso, mas o Machado não chegou a jogar com dores nas costas...
O Congo teve mais posse de bola, e jogou mais ao ataque. Nós, na situação em que estávamos, jogamos cá atrás a tentar defender bem e sair venenosamente para o contra-ataque... No entanto foi mesmo o Congo o primeiro a marcar, num bom golo do Luís que, isolado, picou a bola por cima do ombro do Rui (que hoje foi o guarda-redes). Nós continuamos no mesmo estilo de jogo, que viria a dar frutos... Em cerca de 15 minutos viramos de 0-1 para 3-1 em contra-ataques rápidos e eficazes... Os africanos continuaram a pressionar alto e fazerem-nos cansar (como se fosse preciso ) e reduziram para 3-2. Perto do fim chegaram mesmo ao empate, que seria então o resultado final...
Escusado será dizer que fair-play não faltou e nunca foi preciso um árbitro em jogos entre estas equipas, pois a verdade e honestidade está acima de tudo. Foi também, como sempre, um excelente convivio...

domingo, 26 de outubro de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs Os Independentes


Os Independentes são pessoal porreiro que trata muito bem a bola e assistiu-se a um bom jogo na sexta-feira à noite em Canelas... Nós fomos ao jogo apenas com 5 elementos, uns não estão cá, outros lesionados, e apenas sobraram 5 guerreiros que tiveram uma prova difícil, pois além d'Os Independentes serem muitos (penso que mais de 10), corriam bem...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mini-Liga (3ªJornada): Inter Coimbrões vs Gaiathynaikos

Queria dizer que nos batemos como bravos, que tive um grande orgulho na minha equipa. O domínio territorial foi quase sempre do Inter Coimbrões, mas a nivel de oportunidades de golo creio que os números são bastante equilibrados, sendo que na 1ª parte até tivemos mais ocasiões claras de golo do que o Inter. A jogar apenas com 6 elementos conseguimos fazer o Inter suar bastante para nos levar de vencida. Mas no fim deste jogo fica a certeza de que, se jogarmos sempre assim, a sorte vai certamente sorrir-nos mais à frente.

E depois quando há gajos como o Gouvas, que marcou a chouriçada do ano, não há esforço que resista :)

Grande abraço á malta do Inter pela correcção ao longo de todo o jogo (nem esperávamos outra coisa). Grande abraço aos árbitros por terem marcado presença e por terem feito bem o seu trabalho. Grande abraço aos meus companheiros porque foram bravos e creio que só temos razões para estarmos orgulhosos de nós mesmos...


Força Gaiathynaikos!!!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

FFA5 Euro Cup

Competição organizada para comemorar os 5 anos do FFA e nós não podiamos faltar...

...nos Jogos, pelos:
Os Eusébios: Leandro
Delanteros FC: Carlos
Convivas FC: Canastro, Duarte e Rui

...nas Iniciativas:
O Penalty do Strik3r - Carlos e Rui
O Boné do André - Leandro
O Carrinho do João - Canastro
FFA Team Super Challenge - Carlos, Canastro, Duarte, Leandro e Paulo (Inter Coimbrões)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mini-Liga (1ªJornada): Reforços D'Inverno vs Gaiathynaikos

O Gaiathynaikos entrou melhor no jogo, com bastante troca de bola e com os RDI a resguardarem-se no meio campo defensivo, tentando impedir os nossos ataques. Mesmo assim, as primeiras oportunidades de golo foram nossas.
O guarda-redes dos Reforços tornou-se, então, figura central. O homem defendia tudo... e a única vez, nos primeiros 10minutos, em que estava batido, o poste acabou por devolver o remate.
Sensivelmente a meio da 1ª parte pedimos um desconto de tempo para falar e para tentar mudar alguma coisa, que nos permitisse ganhar vantagem. Depois da pressão inicial e depois da entrada de um jogador com técnica acima da média, os Reforços estavam mais perigosos, apesar de usarem quase sempre a meia distância como forma de finalização das jogadas.
E o desconto de tempo deu mesmo resultado, porque acabámos por fazer o 0-1 pouco tempo depois, com o Dário a conseguir ser o 1º jogador do Gaiathynaikos a marcar para a Mini-Liga.
Até ao intervalo o ritmo do jogo baixou um pouco, mas mesmo assim, em contra-ataque, tivemos mais 2 ou 3 lances em que poderíamos ter feito um golo que nos desse tranquilidade.
E na 2ª metade, os RDI vieram com uma atitude mais ofensiva. Quiseram ter mais posse de bola do que na 1ª parte e, fruto da nossa ansiedade e de uma fase de muitos passes errados, conseguiram instalar-se por alguns momentos no nosso meio-campo. E foi sensivelmente a meio da 2ª parte que chegaram ao empate, não fruto de ataque continuado, mas sim de um contra-ataque após mais uma perda de bola proibida na nossa saída para o ataque, algo em que temos errado mais do que o normal, nos últimos tempos.
Com 1-1 no marcador e já com o desconto de tempo da 2ª parte gasto, o melhor que nos aconteceu acabou por ser o pedido de desconto dos RDI, que nos permitiu falar e acalmar um pouco para tentarmos voltar a pegar no jogo. E logo, no reatamento, os efeitos foram visíveis. Cerca de 1 minuto depois do desconto de tempo, voltávamos a marcar e a ficar na frente do resultado, com o 1-2 a ter a assinatura do Rui.
Com o jogo em 1-2 e sem muito tempo para jogar, começou a fase do ataque/contra-ataque... E a verdade é que nos últimos minutos, tanto podiamos ter partido para um resultado confortável, como podíamos ter perdido, porque ambas as equipas tiveram várias oportunidades de superioridade no ataque, que só não deram golos por falta de pontaria, ou por oposição de ambos os GR's.
Já no último minuto, os Reforços enviaram uma bola, que parecia perdida, ao poste e mesmo a acabar introduziram a bola na nossa baliza, mas o lance já tinha sido procedido de uma falta (mão).
Fica, mais do que a exibição, o resultado. E agora temos que tentar melhorar algumas lacunas para o próximo jogo.
A arbitragem esteve a cargo do Inter Desportivo e foi uma boa arbitragem, sempre atentos, a acompanharem os lances o mais perto possível, mantendo um critério uniforme em todos os lances. Parabéns.

sábado, 27 de setembro de 2008

sábado, 20 de setembro de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs União FC

Desta vez um empate entre estas duas equipas e um jogo em que qualquer dos 3 resultados ficaria bem... Um jogo que teve períodos muitos rápidos de ambas as equipas, com ataque / contra-ataque e com os ataques a obrigarem as defesas e os guarda-redes a muitos cortes em esforço.
Começou melhor o Gaiathynaikos a marcar cedo o 1-0... Até poderiamos ter feito o 2º pouco depois, mas a meio da 1ª parte a UniãoFC melhorou bastante no jogo, começou a encostar-nos mais atrás e passámos por alguns momentos em que não conseguimos lançar com discernimento a nossa maior arma, o contra ataque. Numa desatenção defensiva nossa e numa boa jogada do adversário, chegaram ao empate, com um jogador da União a aparecer ao 2º poste para marcar de cabeça.
Antes do intervalo, numa bola ganha no meio campo, saimos rápido para o ataque e voltámos a ganhar vantagem. Com 2-1 e mesmo em cima do intervalo ainda enviámos uma bola ao poste, mas o resultado chegou ao descanso sem mais alterações.
A 2ª parte foi ainda mais rápida do que a primeira, mas com menos acerto dos ataques e com vários erros no último passe, o que permitia lançar contra ataques de parte a parte. De livre, a UniãoFC fez novamente a igualdade, com o mesmo jogador a aparecer no 2º poste para encostar para o golo. E também de livre, pouco depois, o Gaiathynaikos voltou a rematar ao poste.
Nos últimos 5minutos veio ao de cima o esforço despendido por ambas as equipas no resto do jogo. Apesar de ambas as equipas se terem apresentado com muitos jogadores para este amigável (do Gaiathynaios eramos 10) a verdade é que o ritmo muito alto do jogo acabou por deixar moça e no fim o jogo já estava muito partido, o que impediu que qualquer das equipas fosse capaz de alterar o empate, que é um resultado justo.

domingo, 31 de agosto de 2008

sábado, 26 de julho de 2008

Liga D'Honra (Playoffs - Final): Brigada Font. vs Gaiathynaikos

A Brigada começou melhor e ao perceberem que estávamos a sentir dificuldades em sair com a bola controlada da pressão, foram subindo as linhas e causaram-nos muitos problemas inicialmente... Acabaram por inaugurar o marcador de livre, num bom remate do Cardinal, mas numa falha também da nossa barreira, pois houve ali um pé que levantou e que deveria ter ficado quieto.

Mas a perder acabámos por reagir bem. A Brigada recuou as linhas de pressão e aí nós conseguimos respirar e montar as nossas jogadas. Através dum desses passes a tentar rasgar a defesa, o Leandro conseguiu meter a bola para o Dário, que com um belo toque artístico desviou a bola do guarda-redes da Brigada e igualou tudo. Até ao intervalo destaque para uma perdida da Brigada, com um jogador a tentar um bonito quando só me tinha a mim pela frente, acabando por nem acertar na baliza... e para um lance de contra-ataque nosso, com o GR da Brigada a defender a primeira e o David e enviar a recarga para fora.

Assim chegou o descanso com 1-1, que era merecido até então, apesar do ligeiro ascendente da Brigada em determinados momentos da 1ª parte. Na 2ª parte voltámos a entrar mal, mas depois dos primeiros minutos, até estávamos a equilibrar as coisas... quando o Major abriu o livro e marcou o 2-1 para a Brigada. Foram 4minutos negros... Entre os 6 e os 10minutos da 2ª parte passamos de uma igualdade para uma desvantagem de 1-4.

O desconto de tempo já tinha sido gasto e tinhamos que tentar arranjar uma solução milagrosa para voltar ao jogo. Faltavam 7 minutos para o fim, quando o Pedro Soares salta do banco, entra em campo a correr em diagonal, apanha a bola e faz o golo, uns 5 segundos depois de entrar. Era um balão de oxigénio para a nossa equipa e a Brigada ia voltar à táctica do fim da primeira parte, recuando um pouco mais, para não nos deixar usar o contra-ataque. Antes de tentarmos a solução (falhada) do guarda redes avançado, ainda tivemos um contra-ataque de 2 para 0, que poderia ter dado outra vida aos últimos 3minutos, mas que desperdiçámos...

Depois com o guarda redes avançado e já em desespero de causa, acabámos por perder o rumo e quando precisávamos de estar a controlar o jogo, até era a Brigada que tinha mais posse de bola.

Foi uma grande final, jogada a um ritmo alto, com grande entrega de ambas as equipas, com os intervenientes a respeitarem-se e a serem os primeiros a assumir as faltas que cometiam, facilitando assim a vida aos árbitros. A arbitragem foi bastante boa, apesar de algum excessivo rigor no decorrer do último minuto, que destoou do resto do encontro. No entanto, isso em nada muda a nota extremamente positiva que merecem.

Parabéns à Brigada que foi superior a nós e por isso mereceu o título. Tenho que agradecer aos meus colegas de equipa que se bateram como bravos e lutaram para que tivéssemos um pouco mais de sorte, mas nas finais apenas um pode vencer... e a nossa falta de experiência tem feito com que tenhamos vacilado na maioria das finais que disputámos este ano. Mas uma coisa é certa... temos atingido finais, o que já é bastante positivo. E jogando mais e mais jogos destes vamos ganhando mais calo, para no futuro não errar tanto nos momentos de decisão.

Por fim, agradecer a todos os que endereçaram os parabéns à nossa equipa. E agradecer a toda a organização da Liga d'Honra, da qual fizemos parte neste ano que agora acaba, tendo sido um prazer fazer parte desta Liga, que melhorou bastante a cada reunião da organização e que tenho a certeza que para o ano irá subir ainda mais a nível organizativo e competitivo, com moldes mais arrojados e sem termos o "handicap" do número impar de equipas, como tivemos este ano.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs Villa Park

Grande jogo em Canelas! Pelo menos, foi muito mexido e sempre vivo...

Os Villa Park jogaram como sabem, muita e boa troca de bola e portanto a terem um certo domínio no jogo, mas nós iamos assustando bastante com os nossos contra-ataques rápidos. Chegamos mesmo ao golo primeiro, num bom remate de fora de área de Rui, mas antes deste e mesmo depois as oportunidades falhadas foram muitas, sendo que algumas delas era cara-a-cara com o guarda-redes.

Os Villa Park, a perder, vieram para cima e os golos foram surgindo. Algumas grandes jogadas e um ou outro erro defensivo da nossa parte fez com que três bolas entrassem na nossa baliza e os visitantes canarinhos virassem o marcador para 1-3. A partir daí defendiamos um pouco melhor e tivemos grandes jogadas de contra-ataque, numa delas reduzimos para 2-3 e fizemos o resultado final. Num lance individual meu, tiro um adversário do caminho junto à linha lateral, passo pelo redes e atiro a contar...

Foi um excelente treino para nós! Os Villa Park são uma equipa acima da média e deu para nos pôr à prova na defesa e afinarmos o contra-ataque que nos caracteriza...

Agradeço mais uma vez ao Gouvas por ter aceite o convite e pelo jogo que nos proporcionaram ontem. Além de excelentes jogadores, são pessoal impecável mesmo. O jogo não teve nenhum problema, nem mínimo que seja... Faltas marcadas de imediato e até ditas por quem a cometeu. Assim vale a pena... Excelente bocado ali passado com aquela malta...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs RD Congo

Apesar dos problemas de luz foi um belo jogo. O Gaiathynaikos esteve a vencer 2-0, mas depois a reacção do Congo fez-se sentir. Subiram as marcações e souberam jogar com as vantagens de nós nao termos banco para rodar, tendo subido cada vez mais a intensidade da pressão, o que nos foi tirando capacidade de reacção e discernimento, também devido ao cansaço.

A vitória acabou por sorrir aos Conguitos por 2-3, com a chegada do Fraga para os ultimos 15minutos a marcar a diferença. Jogo sempre marcado pelo fair-play, sem que se protestassem faltas e onde mais que uma vez eram os próprios jogadores a assumir ter tocado na bola, quando os restantes elementos em campo nem tinha dado fé disso. Vale sempre a pena quando assim é... 5 estrelas.

domingo, 6 de julho de 2008

III Torneio de Verão de Futebol de 11 Portus87

Da nossa parte foi uma tarde muito bem passada. Nunca tinhamos jogado futebol de 11 todos juntos e muitos de nós já não jogavam futebol com esta bola levezinha e em relvado há largos anos. Por isso acabou mesmo por ser uma aventura... que teve final feliz.
Meias-Finais:

A principal dificuldade era entrar bem no jogo para quem não tinha grande entrosamento. Mas a verdade é que cada um acabou por cumprir com a sua posição e os golos até acabaram por aparecer cedo. Até poderia ter havido mais golos, mas enviamos 3 ou 4 bolas ao ferro... Com uma baliza tão grande e nós a acertarmos nos ferros.

Final:

Na final era a vez de jogar contra o poderoso Portus87. Já tinhamos jogado com eles no futebol de 7 onde são uma máquina e já tinhamos visto grandes resultados deles no futebol de 11, a provar que também aqui são uma máquina. O jogo anterior assim comprovava. E cedo o Portus partiu na frente, num remate cruzado. Nós tentámos reagiar, mas sabiamos que não podiamos falhar na defesa, pois qualquer erro podia dar um golo do adversário.

Num canto acabou por surgir o golo do empate com o Leandro a acabar com a confusão na área e pouco depois, de livre indirecto, uma combinação entre o Gouveia e o David resultou no golo que nos punha na frente.

Depois o Portus veio pra cima e foram vários minutos de Portus a tentar atacar por todos os lados e Gaiathynaikos a defender com garra e à espera duma brecha que permitisse lançar contra-ataques (e ainda conseguimos lançar alguns perigosos), a tirar partido principalmente da velocidade da ala direita.

O Portus acabou por empatar num bom remate de fora da área, mas que ainda hoje continuo a dizer que a bola não ultrapassou a linha. O fiscal de linha teve opinião contrária e por isso 2-2 e o jogo estava novamente empatado, já perto do fim. O fim do jogo chegou mesmo com 2-2 e o prolongamento não alterou nada.

Na lotaria dos penaltys, o Gaiathynaikos marcou os 4 penaltys que teve que marcar e beneficiou do Portus87 ter batido 2 penaltys para fora... E assim festejamos a nossa 1ª conquista em futebol de 11 (e que troféu!).

Filme do Torneio:

terça-feira, 1 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs. União FC

Foi um bom jogo! Duas equipas que queriam atacar e isso refletiu-se no estilo de jogo, ora atacava uma equipa, ora atacava outra...

Foi também um jogo muito intenso, tanto fisica como psicologicamente. Chegamos à vantagem através de Dário, depois de um passe longo... O pessoal de Espinho empatou logo depois numa jogada confusa dentro da nossa área. E deram mesmo a volta ao resultado, fazendo o 2-1 num remate cruzado ao ângulo, bom golo! Numa boa jogada de entendimento empatamos o jogo e mais tarde chegaríamos ao golo da vitória num remate de fora de área do Rui...

Este jogo ficou também marcado pelo regresso de Carlos à baliza! Fez uma boa exibição...

Conhecemos mais uma equipa nova e ficamos contentes com o que vimos. Pessoal impecável, o jogo decorreu sem um único problema e com o máximo de fair-play! Grande abraço ao pessoal da União FC!!!

Já ficou no ar a ideia de um segundo jogo, mas esse será na "ArenA" da União FC!

domingo, 29 de junho de 2008

Liga D'Honra (Playoffs - 1/4Final - 2ªMão): Gaiathynaikos vs Celta de Gaia

Depois dos 4-3 da primeira mão, sabíamos que não podiamos errar, e que a vantagem era curtíssima... Então tentamos entrar a pressionar e cedo fizemos o 1-0 numa arrancada do Leandro... Pouco depois iriamos sofrer o empate... Posto isto, pedimos um desconto de tempo para falar e, a partir daí, penso que dominamos o jogo... Chegamos ao 2-1 através de Canastro, num bom remate e assim chegaria o intervalo.

Na segunda parte continuamos a pressionar e os golos foram aparecendo. Numa boa jogada, chegamos ao 3-1. Com este resultado é apitado um penalti contra nós que Rui defende com classe. Depois é Pedro Soares a recuperar a bola e sozinho fazer o 4-1. O último golo é mais um bom entendimento do ataque... Apesar do resultado o Celta esteve bem, sempre a lutar do início ao fim, mas penso que fomos superiores ao longo das duas mão e merecemos passar às meias-finais...

Resta dizer que Rui esteve muito bem na baliza e, além do penalti defendido, fez mais um grande número de excelente defesas...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Liga D'Honra (Playoffs - 1/4Final - 1ªMão): Celta de Gaia vs Gaiathynaikos

Jogo em que o Gaiathynaikos entrou completamente a dormir. Pouca decisão nos lances, passes disparatados para os pés do adversário, má saída de bola, falta de vontade... e isso acabou por se traduzir em 2-0 a favor do Celta nos primeiros 5minutos. Desconto de tempo imediato e um grande puxão de orelhas à equipa, que estava completamente amorfa, como se o jogo ainda não tivesse começado. Após o desconto, as coisas melhoraram, a equipa começou a ter menos erros infantis, apesar de a construção de jogo não estar a sair bem e das movimentações estarem um pouco presas. E acabaria mesmo por ser num livre, com o Leandro a saltar do banco para bater, que chegávamos ao 2-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

E na 2ª parte já se viu mais Gaiathynaikos. O futebol tornou-se mais rápido, os contra-ataques começaram a criar perigo, mas a finalização estava fraca, com alguns "golos feitos" a serem desaproveitados em falhanços incríveis na hora do remate (pelo menos 3)...

Na sequência de um canto apareceu o 2-2, pelo Canastro. E poucos minutos depois, na sequência de outro canto, o 2-3, pelo Leandro. Dois golos de belo efeito, com 2 remates fortes e cruzados e não darem hipótese ao GR do Celta de Gaia. A perder o Celta mostrou grande garra e determinação na busca de golos, acertou uma bola no poste da nossa baliza, mas ao mesmo tempo deu-nos espaços para contra atacar, espaço esse que foi aproveitado pelo Filipe para fazer uma arrancada fantastica a rasgar toda a defesa contrária e marcar o 2-4, a mostrar que as parecenças com o Poborsky não são apenas no cabelo, mas também na velocidade.

Faltavam 5minutos e estávamos a vencer por 2 golos. O Celta continuava a subir e a arriscar e nós falhámos mais uma boa oportunidade para aumentar a vantagem. E como quem não marca se arrisca a sofrer, acabou por ser o Celta de Gaia a reduzir para o resultado final de 3-4 a 1minuto do fim da partida.


A arbitragem esteve bem e tranquila, num jogo igualmente calmo. Foi um jogo correctissimo, com poucas faltas e jogado a uma boa velocidade, com poucas paragens e com duas equipas em busca de golos. O resultado deixa tudo em aberto para a 2ª mão que, ao que tudo indica, será jogada na 6ª feira, dia 27 de Junho.


Força Gaiathynaikos!!!

domingo, 15 de junho de 2008

Douro Cup 1 Litro

Fase de Grupos:

Atribuição do 3º/4º Lugar: