sábado, 6 de dezembro de 2008

Mini-Liga (8ª Jornada): Gaiathynaikos vs RD Congo

Quanto ao jogo terminou com um empate a 1 golo, mas se tivesse acabado com 3-3 ou 4-4 não seria espanto nenhum, porque ambas as equipas criaram oportunidades para poderem fazer mais do que 1 golo.
Jogo com duas partes distintas. Uma 1ª parte muito boa da nossa parte, em que conseguimos atar completamente a movimentação dos Congo e tivemos ainda capacidade para marcar o 1-0, tendo ainda criado oportunidades que poderiam ter resultado em mais golos. Lembro-me de duas defesas muito boas e consecutivas do Fonseca, uma delas no chão e à queima roupa e lembro-me também da grande jogada do Duarte, que culminou com um forte remate ao poste... ambos os lances quando já estávamos a ganhar e que poderiam ter aumentado o score.
Na 2ª parte o domínio mudou de lado. O intervalo fez-nos mal e fez bem aos Congo. Depois de uma 1ª parte muito apagada voltaram para o 2º tempo com mais atitude, mais pressionantes e isso valeu-lhes o domínio. Um domínio, em alguns momentos, algo atabalhoado, mas que nos deixou em sentido durante 12/15minutos da 2ª parte.
O golo do empate apareceu logo aos 3minutos da 2ª parte e depois disso os Congo tiveram algumas oportunidades em que até podiam ter passado para a frente, acabando por ser essa a fase em que tive mais trabalho.
Depois desta fase de domínio a que fomos submetidos pedimos o nosso desconto a 8minutos do fim e penso que aí o jogo voltou a ficar mais equilibrado. Conseguimos trocar mais a bola e começámos a aproveitar espaços nas costas da defesa do Congo, que estavam a subir muito no campo, para lançar contra-ataques.
A 4minutos do fim foi a vez dos Congoleses pedirem o seu desconto e, nesses últimos minutos, assistiu-se a uma fase completamente louca do jogo. Deixaram-se as estratégias e as tácticas de lado e as duas equipas foram em busca dos 3 pontos. Muito ataque-contra ataque, bola de um lado e de outro a grande velocidade, toda a gente a dar tudo por tudo para chegar à vitória. Acabámos por ser nós a ter a melhor situação de golo, já a uns 30segundos do fim, com um canto em que o Rui aparece sozinho ao 2º poste para tentar desviar o centro-remate (muito forte) do Pedro Soares, mas apenas conseguiu desviar a bola para o poste da baliza onde o Fonseca nada poderia fazer...
Acabou por ser o último lance de perigo num jogo que ainda teve muitas ocasiões de perigo junto das duas balizas, mas em que as defesas (e os postes) se superiorizaram aos atacantes.
De qualquer das formas se há jogos em que se faz justiça no resultado final este foi um deles. Penso que o empate é mesmo o resultado que melhor se ajusta àquilo que ambas as equipas fizeram e deram dentro de campo. Gaiathynaikos dono da 1ª parte, Congo dono da 2ª parte e uns 4minutos finais de doidos, com toda a gente a querer resolver o jogo de qualquer forma. Se nessa fase o jogo tivesse pendido para qualquer dos lados seria sempre uma pena demasiado pesada para a outra equipa.

Sem comentários: