sábado, 20 de dezembro de 2008

Mini-Liga (10ª Jornada): Gaiathynaikos vs Gaia United

Depois do mau resultado da semana passada, no jogo contra os Jota04, sabíamos que tinhamos 3 jogos dificílimos pela frente (Gaia United, Portus87 e CFC) e que tinhamos que procurar surpreender alguma(s) dessas equipas, se quisessemos atingir a 2ª fase num lugar da Gold.
Ontem recebemos um Gaia United que já tínhamos visto jogar várias vezes este ano e estávamos cientes de que podíamos desenhar muitas tácticas, porque nenhuma serviria especialmente para o jogo, porque o Gaia United é uma equipa que se adapta muito bem às várias situações de jogo (coisa que ontem, felizmente para nós, nem sempre aconteceu). Aquilo em que tínhamos que igualar e até ultrapassar o GU (e não é nada fácil, eles são gigantescos nesse capítulo) era em querer, em garra e em alma. E apesar de sabermos que ontem a malta do Gaia United tinha um jantar de natal, a verdade é que não podíamos entrar em campo para "dar prendas".
E ontem não podíamos ter começado pior. Aos 20segundos, uma perda de bola em frente à baliza, permitiu ao Gaia United inaugurar de pronto o marcador. Ao contrário de outros jogos, não entrámos em colapso nem nos enervámos especialmente estando a perder 0-1, aguentámos a pressão inicial do GU (penso que foi o melhor período deles) e, depois de 5minutos a jogar mais "encostados às cordas" do que a pensar em grandes ataques, conseguimos soltar-nos... Aos poucos fomos subindo no terreno e ganhando confiança até que o Canastro, o homem do jogo ontem, apareceu a igualar o jogo num remate de pé esquerdo, que saiu enrolado e se tornou num daqueles remates muito traiçoeiros e que deixam qualquer GR sem grande reacção.
Com 1-1 no resultado e a chegar muitas vezes perto da baliza do Gaia United (o Sérgio ainda teve que fazer bastantes defesas), voltou a aparecer o Canastro, na sequência de um canto, na entrada da área, a rematar de pé esquerdo... e desta vez acertou em cheio na bola, que só parou nas redes da baliza. Estávamos na frente, com a 1ª parte a meio, e não podíamos ter continuado melhor, com o 3-1 a aparecer pouquíssimo tempo depois, em mais um canto, com os jogadores do Gaia United a seguirem o Leandro, que fugia para o mesmo sítio de onde o Canastro tinha feito golo, deixando assim o Rui completamente só no interior da área, com este a finalizar de cabeça.
A perder por 2 golos o GU subiu no campo, cresceu e voltou a encostar-nos mais atrás... Mas acabaram por chegar ao 3-2 em contra-ataque. Lançamento mal executado por nós bem lá na frente e o Sérgio a recolher a bola e a lançar o Ruca, que cara a cara comigo colocou a bola no ângulo superior esquerdo e reduziu a diferença.
Mas nós havíamos mesmo de chegar ao intervalo a vencer por 2 de diferença, num livre "à Leandro" como já começam a ficar conhecidos. Enquanto se ia mantendo uma discussão no interior da área e na formação da barreira, o nosso 10 esteve sempre concentradíssimo, olhos na baliza... E assim que o árbitro deu ordem para atirar, o Leandro disparou um dos seus mísseis, com a bola a ir direitinha para dentro da baliza.
Com 4-2 ao intervalo, era altura de tentarmos acalmar o jogo, até porque sabíamos bem o perigo que o Gaia United podia causar e sabíamos que, apesar de já terem lugar assegurado na Gold, querem lá chegar numa posição que lhes permita ter uma palavra a dizer. E o Gaia United voltou a entrar melhor do que nós, fazendo o 4-3 pouco depois do início da 2ª parte.
E o 2º tempo foi diferente do 1º. O Gaia jogou mais no nosso meio-campo, tentou furar, com passes no meio, nas linhas, remates de longe, mas nós estivemos sempre muito unidos, a jogar em bloco e a servir de barreira a todas as tentativas do GU. E para a nossa forma de jogar, nada melhor do que uma equipa balanceada e a deixar algum espaço para nós contra-atacarmos. É verdade que já tivemos essa hipótese noutros jogos da ML, mas nem sempre tivemos frescura física para jogar assim.. Mas ontem até a resistência ajudou.
Numa bola recuperada a meio campo o Canastro voltou a fazer das suas e rematou de onde ninguém contava, com a bola a entrar rasteira junto ao poste. E se a perder por 1 o Gaia United estava a subir bastante, a perder por 2, tentaram mesmo o tudo por tudo e foi com a equipa adversária balanceada no ataque que marcamos o 6º e último golo, num passe do Canastro para o Pedro Soares, que só com o Sérgio pela frente conseguiu fechar a contagem do Gaiathynaikos e do jogo.
Interessa referir e focar que foi um bom jogo, muito rápido e com oportunidades constantes. Parabéns ao Gaia United porque nunca deram o jogo por perdido e desejos de continuação de uma grande época como a que estão a realizar até aqui. Parabéns à minha equipa também pelo grande jogo que fizemos, sempre unidos e sempre cientes de que tinhamos que ser práticos.
Carlos Rodrigues

Sem comentários: