sábado, 26 de julho de 2008

Liga D'Honra (Playoffs - Final): Brigada Font. vs Gaiathynaikos

A Brigada começou melhor e ao perceberem que estávamos a sentir dificuldades em sair com a bola controlada da pressão, foram subindo as linhas e causaram-nos muitos problemas inicialmente... Acabaram por inaugurar o marcador de livre, num bom remate do Cardinal, mas numa falha também da nossa barreira, pois houve ali um pé que levantou e que deveria ter ficado quieto.

Mas a perder acabámos por reagir bem. A Brigada recuou as linhas de pressão e aí nós conseguimos respirar e montar as nossas jogadas. Através dum desses passes a tentar rasgar a defesa, o Leandro conseguiu meter a bola para o Dário, que com um belo toque artístico desviou a bola do guarda-redes da Brigada e igualou tudo. Até ao intervalo destaque para uma perdida da Brigada, com um jogador a tentar um bonito quando só me tinha a mim pela frente, acabando por nem acertar na baliza... e para um lance de contra-ataque nosso, com o GR da Brigada a defender a primeira e o David e enviar a recarga para fora.

Assim chegou o descanso com 1-1, que era merecido até então, apesar do ligeiro ascendente da Brigada em determinados momentos da 1ª parte. Na 2ª parte voltámos a entrar mal, mas depois dos primeiros minutos, até estávamos a equilibrar as coisas... quando o Major abriu o livro e marcou o 2-1 para a Brigada. Foram 4minutos negros... Entre os 6 e os 10minutos da 2ª parte passamos de uma igualdade para uma desvantagem de 1-4.

O desconto de tempo já tinha sido gasto e tinhamos que tentar arranjar uma solução milagrosa para voltar ao jogo. Faltavam 7 minutos para o fim, quando o Pedro Soares salta do banco, entra em campo a correr em diagonal, apanha a bola e faz o golo, uns 5 segundos depois de entrar. Era um balão de oxigénio para a nossa equipa e a Brigada ia voltar à táctica do fim da primeira parte, recuando um pouco mais, para não nos deixar usar o contra-ataque. Antes de tentarmos a solução (falhada) do guarda redes avançado, ainda tivemos um contra-ataque de 2 para 0, que poderia ter dado outra vida aos últimos 3minutos, mas que desperdiçámos...

Depois com o guarda redes avançado e já em desespero de causa, acabámos por perder o rumo e quando precisávamos de estar a controlar o jogo, até era a Brigada que tinha mais posse de bola.

Foi uma grande final, jogada a um ritmo alto, com grande entrega de ambas as equipas, com os intervenientes a respeitarem-se e a serem os primeiros a assumir as faltas que cometiam, facilitando assim a vida aos árbitros. A arbitragem foi bastante boa, apesar de algum excessivo rigor no decorrer do último minuto, que destoou do resto do encontro. No entanto, isso em nada muda a nota extremamente positiva que merecem.

Parabéns à Brigada que foi superior a nós e por isso mereceu o título. Tenho que agradecer aos meus colegas de equipa que se bateram como bravos e lutaram para que tivéssemos um pouco mais de sorte, mas nas finais apenas um pode vencer... e a nossa falta de experiência tem feito com que tenhamos vacilado na maioria das finais que disputámos este ano. Mas uma coisa é certa... temos atingido finais, o que já é bastante positivo. E jogando mais e mais jogos destes vamos ganhando mais calo, para no futuro não errar tanto nos momentos de decisão.

Por fim, agradecer a todos os que endereçaram os parabéns à nossa equipa. E agradecer a toda a organização da Liga d'Honra, da qual fizemos parte neste ano que agora acaba, tendo sido um prazer fazer parte desta Liga, que melhorou bastante a cada reunião da organização e que tenho a certeza que para o ano irá subir ainda mais a nível organizativo e competitivo, com moldes mais arrojados e sem termos o "handicap" do número impar de equipas, como tivemos este ano.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs Villa Park

Grande jogo em Canelas! Pelo menos, foi muito mexido e sempre vivo...

Os Villa Park jogaram como sabem, muita e boa troca de bola e portanto a terem um certo domínio no jogo, mas nós iamos assustando bastante com os nossos contra-ataques rápidos. Chegamos mesmo ao golo primeiro, num bom remate de fora de área de Rui, mas antes deste e mesmo depois as oportunidades falhadas foram muitas, sendo que algumas delas era cara-a-cara com o guarda-redes.

Os Villa Park, a perder, vieram para cima e os golos foram surgindo. Algumas grandes jogadas e um ou outro erro defensivo da nossa parte fez com que três bolas entrassem na nossa baliza e os visitantes canarinhos virassem o marcador para 1-3. A partir daí defendiamos um pouco melhor e tivemos grandes jogadas de contra-ataque, numa delas reduzimos para 2-3 e fizemos o resultado final. Num lance individual meu, tiro um adversário do caminho junto à linha lateral, passo pelo redes e atiro a contar...

Foi um excelente treino para nós! Os Villa Park são uma equipa acima da média e deu para nos pôr à prova na defesa e afinarmos o contra-ataque que nos caracteriza...

Agradeço mais uma vez ao Gouvas por ter aceite o convite e pelo jogo que nos proporcionaram ontem. Além de excelentes jogadores, são pessoal impecável mesmo. O jogo não teve nenhum problema, nem mínimo que seja... Faltas marcadas de imediato e até ditas por quem a cometeu. Assim vale a pena... Excelente bocado ali passado com aquela malta...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs RD Congo

Apesar dos problemas de luz foi um belo jogo. O Gaiathynaikos esteve a vencer 2-0, mas depois a reacção do Congo fez-se sentir. Subiram as marcações e souberam jogar com as vantagens de nós nao termos banco para rodar, tendo subido cada vez mais a intensidade da pressão, o que nos foi tirando capacidade de reacção e discernimento, também devido ao cansaço.

A vitória acabou por sorrir aos Conguitos por 2-3, com a chegada do Fraga para os ultimos 15minutos a marcar a diferença. Jogo sempre marcado pelo fair-play, sem que se protestassem faltas e onde mais que uma vez eram os próprios jogadores a assumir ter tocado na bola, quando os restantes elementos em campo nem tinha dado fé disso. Vale sempre a pena quando assim é... 5 estrelas.

domingo, 6 de julho de 2008

III Torneio de Verão de Futebol de 11 Portus87

Da nossa parte foi uma tarde muito bem passada. Nunca tinhamos jogado futebol de 11 todos juntos e muitos de nós já não jogavam futebol com esta bola levezinha e em relvado há largos anos. Por isso acabou mesmo por ser uma aventura... que teve final feliz.
Meias-Finais:

A principal dificuldade era entrar bem no jogo para quem não tinha grande entrosamento. Mas a verdade é que cada um acabou por cumprir com a sua posição e os golos até acabaram por aparecer cedo. Até poderia ter havido mais golos, mas enviamos 3 ou 4 bolas ao ferro... Com uma baliza tão grande e nós a acertarmos nos ferros.

Final:

Na final era a vez de jogar contra o poderoso Portus87. Já tinhamos jogado com eles no futebol de 7 onde são uma máquina e já tinhamos visto grandes resultados deles no futebol de 11, a provar que também aqui são uma máquina. O jogo anterior assim comprovava. E cedo o Portus partiu na frente, num remate cruzado. Nós tentámos reagiar, mas sabiamos que não podiamos falhar na defesa, pois qualquer erro podia dar um golo do adversário.

Num canto acabou por surgir o golo do empate com o Leandro a acabar com a confusão na área e pouco depois, de livre indirecto, uma combinação entre o Gouveia e o David resultou no golo que nos punha na frente.

Depois o Portus veio pra cima e foram vários minutos de Portus a tentar atacar por todos os lados e Gaiathynaikos a defender com garra e à espera duma brecha que permitisse lançar contra-ataques (e ainda conseguimos lançar alguns perigosos), a tirar partido principalmente da velocidade da ala direita.

O Portus acabou por empatar num bom remate de fora da área, mas que ainda hoje continuo a dizer que a bola não ultrapassou a linha. O fiscal de linha teve opinião contrária e por isso 2-2 e o jogo estava novamente empatado, já perto do fim. O fim do jogo chegou mesmo com 2-2 e o prolongamento não alterou nada.

Na lotaria dos penaltys, o Gaiathynaikos marcou os 4 penaltys que teve que marcar e beneficiou do Portus87 ter batido 2 penaltys para fora... E assim festejamos a nossa 1ª conquista em futebol de 11 (e que troféu!).

Filme do Torneio:

terça-feira, 1 de julho de 2008

Amigável: Gaiathynaikos vs. União FC

Foi um bom jogo! Duas equipas que queriam atacar e isso refletiu-se no estilo de jogo, ora atacava uma equipa, ora atacava outra...

Foi também um jogo muito intenso, tanto fisica como psicologicamente. Chegamos à vantagem através de Dário, depois de um passe longo... O pessoal de Espinho empatou logo depois numa jogada confusa dentro da nossa área. E deram mesmo a volta ao resultado, fazendo o 2-1 num remate cruzado ao ângulo, bom golo! Numa boa jogada de entendimento empatamos o jogo e mais tarde chegaríamos ao golo da vitória num remate de fora de área do Rui...

Este jogo ficou também marcado pelo regresso de Carlos à baliza! Fez uma boa exibição...

Conhecemos mais uma equipa nova e ficamos contentes com o que vimos. Pessoal impecável, o jogo decorreu sem um único problema e com o máximo de fair-play! Grande abraço ao pessoal da União FC!!!

Já ficou no ar a ideia de um segundo jogo, mas esse será na "ArenA" da União FC!